World Athletics divulga cartilha para evitar surto de coronavírus em eventos de atletismo
Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 12/06/2020
O departamento de saúde e ciência da World Athletics elaborou uma cartilha com diretrizes sanitárias e de segurança para organizadores de campeonatos de atletismo durante a pandemia. Entre as diversas orientações, a Federação Internacional recomenda que os profissionais ofereçam kit individual com máscara e gel, sistema de pontuação para avaliação de risco de credenciados, e entradas separadas no estádio entre espectadores e envolvidos no evento.
As diretrizes são voltadas para atletas profissionais, equipe de suporte, oficiais técnicos, força de trabalho do estádio, voluntários, equipe médica e mídia. Os organizadores são aconselhados a realizar uma avaliação de risco de quatro pontos para todos os participantes credenciados. Se um indivíduo pontuar dois ou mais, é recomendável que ele seja submetido a um protocolo de liberação médica.
Os comitês organizadores também terão de fornecer um ponto de boas-vindas em aeroportos ou estações ferroviárias para distribuição de kits que contenham máscaras de uso único, gel desinfetante para as mãos e um folheto explicativo com os protocolos de saúde e segurança para o determinado evento.
Os participantes devem usar as máscaras durante todo o tempo de deslocamento entre locais e dentro da arena. O uso obrigatório também se aplica aos espectadores presentes no estádio, e apenas os atletas poderão estar sem máscara durante aquecimento e competição.
A cartilha também indica que os organizadores montem um posto médico com registro em sistema eletrônico para facilitar a identificação e o rastreamento de contatos de indivíduos potencialmente infectados.
Durante a competição, o número de pessoas na pista deve ser reduzido ao mínimo, e os oficiais que entrarem em contato próximo com os atletas devem usar óculos de proteção ou um escudo facial de plástico, além da máscara.
As zonas mistas de mídia devem ter número mínimo de pessoas e uma tela deve ser instalada entre os atletas e a imprensa, e deve ser limpa após cada entrevista. Se não houver a possibilidade de telas, um espaço de segurança de três metros deve ser adotada e as máscaras devem ser usadas por ambas as partes.
Cerimônias de premiação ao vivo não são recomendadas, mas alternativas digitais são incentivadas. No mês de Maio, a World Athletics realizou evento de salto com vara neste formato com atletas competindo de casa. A etapa da Diamond League realizada na última quinta em Oslo, na Noruega, também seguiu novo formato.
As diretrizes também incluem instruções específicas para cada disciplina. A World Athletics afirma que o documento é "dinâmico" e será atualizado à medida que mais evidências e conhecimentos científicos forem disponibilizados.
FONTE: globoesporte.globo.com