Trio campeão chama atenção no campus da York University
Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 16/07/2015
Toronto, Canadá (quinta-feira, 16 de julho de 2015) - Numa das várias áreas arborizadas e gramadas do campus da York University, em Toronto, um trio chamava a atenção na manhã desta quinta-feira (dia 16) pelos exercícios, realizados fora do estádio de aquecimento e longe do corre-corre da organização com os últimos preparativos para deixar o Estádio Pan-Americano de Atletismo pronto para as competições de pista e campo, que começam na terça-feira (dia 21).
O trio era formado por campeões: Thiago Braz, recordista sul-americano do salto com vara (5,92 m), Ana Paula Caetano de Oliveira, campeã brasileira e sul-americana do salto em altura no juvenil e no adulto, e o ucraniano Vitaly Petrov, técnico de ambos, na Itália, e mentor dos grandes ídolos Sergei Bubka e Elena Isinbayeva, multimedalhistas no salto com vara.
Thiago e Ana Paula são casados desde dezembro passado e tiveram Petrov como um dos padrinhos em cerimônia realizada em Marília, no interior de São Paulo. O casal está nos Jogos Pan-Americanos, competição em que estreiam, com os mesmos objetivos: melhorar as marcas pessoais e buscar um lugar no pódio.
Thiago Braz bateu duas vezes este ano o recorde sul-americano, que era dele mesmo com 5,83 m, desde 2013. Saltou primeiro 5,86 m, em Roma, em 4 de junho, e depois 5,92 m, em Baku, no dia 24 do mesmo mês. Esta marca garante o brasileiro em segundo lugar no Ranking Mundial deste ano.
"Estou bem, consegui bons resultados e agora na expectativa por uma boa atuação", disse o saltador, de 21 anos, que tem entre seus títulos o de campeão mundial de juvenis (até 19 anos), em Barcelona, e o de vice-campeão nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura, em 2010.
Já Ana Paula obteve a melhor marca de sua vida no último dia 29 de maio, quando saltou 1,86 m na conquista da medalha de ouro no Sul-Americano de Juvenis de Cuenca, no Equador. Depois disso, no dia 14 de junho, venceu o torneio continental adulto, em Lima, no Peru, com 1,82 m. "A gente sempre quer um resultado melhor. Infelizmente nem sempre se consegue", lembrou Ana Paula, de 18 anos, que passou alguns meses este ano treinando e competindo no Brasil, com orientação do técnico José Antonio Rabaça.
Petrov, num estilo linha dura, não deixou os atletas se dispersarem no treino. Pediu concentração e foco, talvez o segredo do sucesso na carreira e na administração do Centro de Treinamento do Salto com Vara da IAAF, na cidade de Fórmia, na Itália.
Pista de aquecimento - Coube a Geisa Coutinho o privilégio de inaugurar a pista de aquecimento do Estádio Pan-Americano de Atletismo. O local foi aberto às 9 horas desta quinta-feira aos treinos e a brasileira estava lá ao lado do técnico Carlos Alberto Cavalheiro. "Geisa é uma atleta modelo, tem uma disciplina impressionante e, por isso, está tanto tempo entre as melhores", comentou Cavalheiro.
Campeã brasileira e sul-americana dos 400 m diversas vezes, ela também é campeã mundial militar. Aos 35 anos e 15 de carreira, está qualificada para o Campeonato Mundial de Pequim, em agosto, e para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. "O importante é trabalhar muito e forte. Estou feliz porque tenho mantido boa regularidade", disse a corredora fluminense, que tem três medalhas pan-americanas: uma de bronze nos 400 m (em Guadalajara) e duas de prata no revezamento 4x400 m (em Santo Domingo e em Guadalajara).
O torneio de Atletismo dos Jogos será aberto no sábado (18), com a disputa da maratona feminina. A largada será dada às 07 horas locais (08 horas de Brasília), no Ontário Place Channel. O Brasil será representado por Adriana Aparecida da Silva, ouro no PAN de 2011, e por Marily dos Santos.
Mais informações sobre o torneio de Atletismo no endereço abaixo: