Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 14/11/2011


Final de semana foi marcado por duas competições na pista de atletismo Adhemar Ferreira da Silva, na capital paulista

São Paulo (SP) - A tarde deste sábado (12) e a manhã deste domingo (13) foram marcadas pela segunda seletiva para as Olimpíadas Escolares, na pista de atletismo Adhemar Ferreira da Silva, no Centro Olímpico de Treinamento e pesquisa (COTP). Os atletas entre 15 e 17 anos participaram das provas que classificavam os melhores competidores da etapa paulista para a final das Olimpíadas Escolares, que será realizada entre os dias 2 e 11 de dezembro, em Curitiba (PR).

No primeiro dia de provas, o atleta Jonathan Jesus dos Santos foi o destaque do Centro de Excelência Esportiva, após ficar na segunda colocação na prova do lançamento do dardo, com a marca de 56m10. O garoto de 16 anos exaltou o trabalho do Centro de Excelência na formação de atletas e o incentivo do seu professor de educação física. "Tive um bom desempenho e melhorei minhas marcas graças ao apoio do CEE".

Durante o segundo dia de competição, um dos destaques ficou por conta da atleta Amanda Aparecida da Silva Tomaz, de 17 anos, que faz parte do Centro de Excelência Esportiva. A jovem treinada por Marcelo Lima, e que iniciou no esporte há quatro anos, faturou a disputa do heptatlo feminino, com 4133 pontos, conquistando assim também uma vaga para representar o Estado em Curitiba, no final deste mês.

"Considero o meu desempenho nas provas deste domingo bastante razoável. Sei que se houvesse treinado especificamente para esta competição, teria me saído melhor. Porém, o resultado que atingi aqui foi muito importante", disse Amanda Tomaz.

O técnico Marcelo Lima não ficou surpreso com o resultado. "Pelo trabalho que temos feito com a Amanda, já era esperado que ela conseguisse uma vaga para as Olimpíadas Escolares. Mas foi uma disputa acirrada, as adversárias deram muito trabalho para ela, o que é muito bom para o nível de competição", assegurou Marcelo Lima, técnico do Centro de Excelência Esportiva da capital.

Outra boa surpresa do Centro de Excelência foi o resultado de Jovino Rufino da Silva. O jovem de 17 anos ficou na terceira colocação na disputa do octatlo masculino, com 4762 pontos , após se recuperar de uma pneumonia. Jovino ficou atrás apenas dos atletas Alex Aparecido Soares, da Escola Estadual Josephina Camargo Neves, com 5282 pontos e de Lucas da Silva Catanhede, da Escola Estadual Paulo Freire, com 5004 pontos.

"Voltei a treinar há pouco tempo e mesmo assim consegui melhorar meu desempenho nas provas, inclusive na prova do salto em altura, em que alcancei a marca de 1m93. Isso me deixou muito feliz, mas agora o foco é treinar bastante, para seguir melhorando minhas marcas", contou Jovino Rufino, que pratica o esporte há oito anos e treina no Centro de Excelência há apenas seis meses.

Confira os resultados das provas do final de semana

Masculino
Lançamento do dardo
1º - José Augusto de Lima - EE Profª Maria do Carmo A da Silva - 57m68
2º - Jonathan Jesus dos Santos - EE Humberto de Alencar C Branco - 56m10
3º - Marcelo Martins B de Lima - Colegio Adventista - 41m73

110 m com barreiras
1º - Matheus Nunes Rocha - Colégio Veritas - 14s92
2º - Fernando Sampaio de Carvalho - EE Ministro B de Assis - 14s96
3º - Andre Lucas Cervo Bento - EE Marietta Ferraz da Assumpção - 15s26

Lançamento do disco
1º - Luther Nicolas dos Anjos - EE Oswaldo Aranha - 44m96
2º - Adriano de Paulo Santos - EE João Moretti - 43m75
3º - Alifer Roberto de Oliveira - EMEF Francisco Ribeiro Soares Jr - 39m28

Octatlo
1º - Alex Aparecido Soares - EE Josephina Camargo Neves - 5282 pontos
2º - Lucas da Silva Catanhede - EE Paulo Freire - 5004 pontos
3º - Jovino Rufino da Silva - EE Humberto de Alencar C Branco - 4762 pontos

Feminino
100 m com barreiras
1º - Laís Rodrigues Serinolli - Colégio Santa Barbara - 14s86
2º - Larissa de Paula Moura - Colégio Benjamin Constant - 15s11
3º - Ariane Cristina de Carvalho - Colégio Eduardo Gomes - 16s27

Lançamento do disco
1º - Isabela Rodrigues da Silva - EE Joana Motta - 37m42
2º - Daiane Caroline de Lima - EE 8 de Abril - 35m38
3º - Lucinéia Santos Oliveira - EE Josephina de Camargo Neves - 35m01

Lançamento do dardo
1º - Eloah Caetano Scramin - EE Maria Luiza Bastos - 36m11
2º - Ana Carolina Pontes Ribeiro - EE Elvira de Pardo Meo Muraro - 33m51
3º - Danúbia Ingrid dos Santos - EE Oswaldo Aranha - 33m17

Heptatlo
1º - Amanda Aparecida da Silva Tomaz - EE Osvaldo Aranha - 4133 pontos
2º - Laís Priscilla da Silva Pereira - EE Prof Itajahy F Martins - 4122 pontos
3º - Stefani Divino de Melo - ETEC Ermelinda Giannini Teixeira - 3406 pontos

IV Campeonato Internúcleos - Na manhã deste domingo foi disputada a quarta edição do Campeonato Internúcleos, também na pista de atletismo Adhemar Ferreira da Silva, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). As crianças entre 9 e 13 anos participaram de provas como 1000 m marcha atlética, lançamento do disco, salto com vara, salto triplo, 50 m rasos, salto em distância, 60 m rasos, 75 m rasos e 600 m rasos.

Alguns atletas do CEE se destacaram na disputa do campeonato. Na categoria feminina pré-mirim, Júlia Lavínia Pereira Silva, de 13 anos, conquistou o lugar mais alto do pódio do lançamento do disco, com a marca de 31m01. A garota sonha em participar de competições de alto rendimento. "Gostaria muito de participar de uma Olimpíada e de um Pan-Americano. Seria muito bom conseguir trazer uma medalha para o meu país",  enfatizou a atleta.

Já na categoria masculino pré-mirim o destaque foi Lucca Leonardo Radhuany Torres, que conquistou a prova do salto com vara, com 1m80. O fato curioso é que foi a primeira competição em que Lucca disputou o salto com vara, após treinar duas semanas. " Fiquei muito surpreso com o resultado. Confesso que fiquei um pouco ansioso, mas depois que vi minha marca, fiquei muito contente", explicou Lucca Torres.

A final do Campeonato Escolar Olímpico, entre os dias 25 e 26 de novembro, selecionará os atletas que entrarão no Centro de Excelência Esportiva (CEE).

O I Campeonato Estadual Escolar Olímpico é uma iniciativa inédita do Governo de São Paulo, em parceria com a Federação Paulista de Atletismo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, Secretaria da Educação e Delegacias de Ensino.

Resultados completos e outras informações no site www.nosamamosatletismo.net

Flávio Perez - Mtb: 45562 e Gabriel Max
E-mails: flavio@zdl.com.br e gabriel@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Feras mundiais do skate participam do Oi Bowl Jam 2015

Campeonato gratuito e aberto ao público acontece de 22 a 25 de janeiro, no Parque Madureira

Últimas Notícias, por Sportclick News

Circuito Caixa em Ribeirão Preto tem Vitória Queniana e novo lider ranking nacional

O domingo foi dos africanos na nona etapa do Circuito CAIXA, em Ribeirão Preto. Hillary Kipgetich Kibet (Quênia) venceu a disputa masculina, com 30min11, formando a dobradinha do continente com Marco Joseph Marco (Tanzânia), que fez 30min35. Jackyne Chemwek (Quênia) foi a primeira entre as mulheres, com 35min00. Mas os brasileiros também puderam comemorar. Com 30min47 e o terceiro lugar na prova, Gilmar Silvestre Lopes assumiu a liderança do ranking brasileiro de corredores de rua. Já Sueli Pereira Silva, segunda colocada, fez 35min20 e ficou ainda mais próxima da vice-líderança do ranking feminino.

Últimas Notícias, por Sportclick News

M6M Project Official Trailer

M6M Project is a collection of interviews with a group of runners telling how they started and a little bit of their runner's life, focusing most in their experience with the World Six Major Marathons. https://www.instagram.com/m__lima_/

Últimas Notícias, por Sportclick News

Número de mulheres corredoras dobra

O fenômeno das Corridas de Rua no Brasil continua acelerado e apresenta expressivo aumento na participação das mulheres. Segundo levantamento do Departamento de Corridas de Rua da Federação Paulista de Atletismo (FPA), nos últimos cinco anos o número de mulheres participantes de eventos do gênero subiu 101,86%, de 69.070 em 2007 para 139.427 em 2011. Os números são divulgados anualmente. Em 2011, exatas 464.057 pessoas participaram de 298 provas no Estado de São Paulo.