Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 12/11/2024


 

Foto: Chelso Sports

Foto: TITO BRITO

A Federação Paulista de Atletismo (FPA) tem alcançado resultados significativos na regularização das corridas de rua, proporcionando maior segurança aos corredores. Um exemplo claro disso é que, até o dia 31 de outubro, já foram realizadas 566 provas com permit na temporada 2024, superando a marca de 515 corridas homologadas em 2023.

O crescimento, porém, não para por aí. Em novembro, estão programadas mais 80 provas, o que totalizará 646 corridas de rua com permit até o fim do mês. A meta da FPA agora é chegar a 700 provas até o final de dezembro, com o fechamento do ano esportivo brasileiro com a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. Isso significa que o ecossistema de corridas de rua em São Paulo está cada vez mais seguro e adequado às necessidades dos atletas.

O permit da FPA traz benefícios tanto para atletas quanto organizadores, como a redução de riscos jurídicos — ao garantir o cumprimento da legislação — e riscos financeiros. Caso seja necessário acionar o seguro contratado para o evento, a seguradora não pode alegar irregularidades documentais. Além disso, a prova entra no calendário oficial da FPA e se posiciona positivamente no mercado, aumentando sua visibilidade. As súmulas e resultados emitidos pela Federação são reconhecidos formalmente, atestando a qualidade e a capacidade do evento dentro do sistema nacional do esporte.

As provas homologadas com permit ainda podem utilizar o logo da Federação e da Confederação, o que agrega valor ao evento e cria um diferencial competitivo. Com mais organizadores passando pelas análises técnicas para obter o permit, o nível das corridas tende a subir, elevando a experiência dos atletas e a qualidade das provas.

O diretor do departamento de corridas de rua da FPA, Raphael Silva, celebrou os números alcançados até o momento: "Temos trabalhado intensamente com os promotores para que essa realidade seja possível. Destacamos a importância de os eventos serem homologados com o permit, o que atrai mais participantes, que sabem que estarão em um evento organizado com as melhores condições para a prática do esporte. Com o trabalho contínuo de capacitação e reciclagem dos árbitros, garantimos o alto nível dos eventos no estado. Estamos felizes com os resultados, mas isso nos motiva a seguir firmes, sempre buscando aprimorar ainda mais", afirmou.

O jornalista, atleta e treinador, Wanderley Oliveira, destacou a importância da atuação da FPA nas provas de rua: "Graças à Federação Paulista de Atletismo, quando há o permit, o atleta entra numa prova com confiança, pois sabe que é bem organizada. Os árbitros da Federação estarão presentes para conferir e oficializar a distância da prova, o que é essencial, pois algumas provas não cumprem a distância correta, o que pode frustrar o corredor. A FPA também exige que as regras sejam seguidas, como a disponibilidade de água nos pontos corretos, aferição do percurso e demonstração de quilometragem. Esses detalhes fazem a diferença para o corredor", afirmou.

Já o coordenador do departamento de corridas de rua da SEME, Vicente Antonio de Cala, comentou sobre a importância do permit para os eventos e a parceria com a FPA: "Nos últimos anos pós-pandemia, as provas de desempenho cresceram muito. Isso ocorre porque o ambiente favorável proporcionado pela FPA, com fiscalização e homologação dos percursos, tem garantido que os organizadores ofereçam eventos mais seguros e de alta qualidade", explicou.

"O papel da FPA é fundamental, pois exige que as regras sejam cumpridas. Com sua presença, as provas são oficializadas, com a água no lugar certo, o percurso aferido corretamente e a quilometragem demonstrada. Esses são aspectos essenciais para garantir a qualidade das corridas para os atletas", concluiu Vicente.

 

Foto: Chelso Sports

 

 

Consultoria de Comunicação da FPA:

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324

Fone: (11) 98266-6086


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Medalhista do triatlo, Pâmella sofre com peso e 'saco de cimento' nas costas

Imagine nadar 1,5 km, pedalar 39 km e correr 10 km sob um calor de 34ºC e um clima úmido. Agora acrescente a isso 10 kg “nas costas”. Essa é a sensação que a brasileira Pâmella Oliveira sente ao enfrentar suas principais rivais do triatlo

Últimas Notícias, por calendario2023

Banco Master Rocky Mountain Games dá largada para temporada 2023 em Campos do Jordão

Abertura do circuito será entre os dias 1 e 2 de abril, com modalidades para corredores e bikers pelas trilhas da região

Últimas Notícias, por Sportclick News

Circuito IRONMAN no Brasil é destaque no 2019 Athlete Choice Awards

Provas do IRONMAN 70.3 de Fortaleza, São Paulo e Florianópolis, e o IRONMAN Brasil, também na capital catarinense, ficaram entre as melhores do mundo em vários critérios

Últimas Notícias, por Sportclick News

Último teste para São Silvestre, Gonzaguinha é atração de São Paulo neste domingo

A prova, que será disputada pela 45ª vez pelas ruas da zona norte de São Paulo, faz parte da comemoração do 180º aniversário da Polícia Militar de São Paulo São Paulo (SP) -Com a presença de africanos e da campeã pan-americana da maratona, a 45ª edição da 15K Sargento Gonzaguinha será a última seletiva antes da São Silvestre 2011. A tradicional prova de rua reunirá quatro mil corredores neste domingo (11) e terá largada às 8h na Escola de Educação Física da Polícia Militar, na avenida Cruzeiro do Sul, em São Paulo.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Atleta olímpico e maior vencedor consecutivo da prova é um dos destaques confirmados para a 25ª edição do Triathlon Inte

Reinaldo Colucci, cinco vezes campeão na prova, retorna para brigar pelo título; Luisa Baptista, Ariane Monticelli e Antonio Manssur Filho também confirmam presença na etapa

Últimas Notícias, por Sportclick News

Leandro Prates é ouro em Guadalajara pelo photo finish

O policial militar Leandro Prates quase deixou o ouro escapar nos últimos metros, mas comemorou o primeiro lugar na final dos 1.500 m nesta quarta-feira, pelo Pan de Guadalajara. A vibração, contudo, precisou esperar. Ele só recebeu a confirmação do primeiro lugar pelo “photo finish”.