O fundista do Clube de Atetismo BM&FBOVESPA foi rápido - 1h01min26 - na Meia Maratona da cidade americana, um teste em s
Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 20/03/2012
São Paulo - O fundista Marílson Gomes dos Santos, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, terminou a Meia Maratona de Nova York em 1h01min26, na nona colocação, neste domingo (18/3), entre os top ten. Marílson usou a prova para ganhar ritmo de competição para o seu principal objetivo da temporada, a disputa dos 42 km e 195 m da maratona nos Jogos de Londres, dia 12 de agosto, no encerramento do programa olímpico do atletismo. O próximo compromisso de Marílson, no dia 22 de abril, será a Maratona de Londres (ING), que não terá o mesmo percurso da maratona olímpica. A vitória entre os homens ficou com o queniano Peter Cheruiyot Kirui, em 59min39. A etíope Firehiwot Dado (1h08min35) venceu a prova feminina.
A Meia Maratona de Nova York teve a presença de 15 mil corredores. Kirui e o etíope Deriba Merga (59min48), que cruzou em segundo, lideraram a prova desde o início (foram os únicos a correr abaixo de uma hora), com Marílson sempre no pelotão de elite, entre os dez primeiros. Disse que precisava competir, testar seus treinamentos para a maratona olímpica. Foi a terceira prova de Marílson este ano. "Eu queria fazer uma meia maratona antes da primeira maratona do ano, em Londres, em abril. Eu e o Adauto (o técnico Adauto Domingues, também do Clube BM&FBOVESPA) combinamos fazer uma prova em 1h01min e deu certo. O meu principal objetivo é competir, estava precisando dessa sequência de provas", disse Marílson, que depois da São Silvestre, dia 31 de dezembro, correu a Meia Maratona Internacional de São Paulo, no dia 4 de março - foi o segundo colocado, com 1h01min46. "Estou confiante. Ainda estou enfrentando um volume muito alto de treino. Com certeza, vou estar mais rápido em junho, mais perto da Olimpíada."
Marílson é respeitado em Nova York pelo bicampeonato na maratona (2006 e 2008). Em 2011, foi oitavo na Meia de Nova York, com 1h01min23. O fundista é, ainda, o recordista sul-americano da meia maratona, com o excelente tempo de 59min33, feito em Udine (ITA), em outubro de 2007. É o principal nome das provas de fundo do Brasil, somando o tricampeonato da São Silvestre (2003, 2005 e 2010) e os recordes sul-americanos dos 5.000 m (prova em que tem dois bronzes pan-americanos) e dos 10.000 m, em pista (na distância, conquistou duas medalhas de prata e uma de ouro em Pan-Americanos). O brasiliense, de 33 anos, também é recordista sul-americano nos 10 km e nos 15 km em provas de rua.
O próximo desafio de Marílson será a London Virgin Marathon, a prova anual da cidade inglesa, dia 22 de abril, e, depois, os 42 km e 195 m da Olimpíada, em agosto. Ainda verá com o técnico Adauto Domingues se correrá mais alguma prova.
O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA completa dez anos em 2012, com o lançamento de um Centro de Treinamento de nível internacional e de sua Categoria de Base. O Clube integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com a Nike, o Pão de Açúcar e a Prefeitura de São Caetano.
Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e
www.clubedeatletismo.org.br
Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.