Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 28/09/2024


Belo Horizonte (MG) – Minais Gerais está prestes a receber o que há de melhor no mundo tratando-se de beach tennis. A capital mineira Belo Horizonte conta os dias para o ArcelorMittal International Cup 2024, evento ITF World Tour BT 400, um dos maiores do mundo na modalidade, e que distribui uma premiação total de US$ 35 mil (R$ 192 mil) aos atletas. O torneio será realizado na Arena RM, entre os dias 1º e 5 de outubro, e promete ser marcante: os fãs poderão acompanhar de perto um atleta da casa fazendo história no Brasil.

Aos 33 anos, André Baran se tornou o primeiro brasileiro desde 2014 a se tornar número 1 do mundo no beach tennis entre os homens. O posto de líder do ranking, apenas o segundo atleta do Brasil na história a alcançar esta marca, foi conquistado após o título do Campeonato Mundial da modalidade, no início de setembro, na Itália.

“É uma felicidade muito grande poder entrar em quadra sendo o número 1 do mundo, é uma sensação difícil de explicar, a ficha demorou para cair após o título mundial. Vamos seguir trabalhando muito forte para nos mantermos no topo pelo maior tempo possível”, contou o ex-tenista catarinense, que se profissionalizou no beach tennis há 5 anos, mas que já coleciona 35 troféus na modalidade.

Baran busca em Belo Horizonte seu décimo título jogando ao lado do italiano Michele Cappelletti, com quem forma dupla e empilha conquistas desde agosto do ano passado. Lenda do esporte, Cappelletti é profissional desde 2010, hexacampeão mundial, com mais de 80 troféus na carreira, tendo liderado o ranking da ITF por vários anos.

“Vai ser o nosso primeiro torneio como dupla número 1 no mundo. Então existe uma pressão, não posso falar o contrário. Um grande desafio, mas que nos motiva a dar nosso máximo. Não foi fácil chegar ao topo, e agora o estímulo é se manter nele, sobretudo sabendo que [a dupla número 2] Gianotti e Spoto vai vir com tudo para tentar retomar a liderança”, lembrou Michele, que jamais jogou na capital mineira. “Fico muito feliz de competir na arena do Rafael Moura, a quem sou muito grato por tudo que vem fazendo pelo esporte”.

“Ter chegado à liderança do ranking mundial nos traz mais responsabilidade, seremos ainda mais visados dentro dos torneios pois todos querem a chance de bater quem está no topo”, concordou Baran. “Mas estamos muito tranquilos, tínhamos esse objetivo, graças a Deus alcançamos e agora vamos desfrutar desse momento tão especial da carreira e continuar trabalhando”, acrescentou André, que no tênis contou com a orientação do treinador Larri Passos, e já aos 16 anos, compartilhou as quadras com Guga Kuerten, com quem formou a última parceria do tricampeão de Roland Garros na carreira, inclusive em seu jogo de despedida, na Costa do Sauípe (BA), em 2008.

“Sem dúvida as expectativas são as melhores possíveis. É sempre um prazer muito grande estar em Belo Horizonte, o povo mineiro nos recebe com muito carinho e sempre lota as arenas. Estamos confiantes em fazer uma grande competição e quem sabe brigar por mais um título na temporada”, finalizou Baran.

Torneio preparatório e transmissão

O aquecimento do torneio será com um torneio da categoria BT 10 que não tem premiação, mas conta pontos no ranking e é uma oportunidade para atletas mais jovens ou que estão começando no esporte. No dia 2 será disputado o qualifying do torneio principal BT 400 com a concorrida disputa pelas oito últimas vagas nas chaves principais do masculino e feminino. No dia 3, quinta-feira, o início da chave principal com a primeira rodada completa. Na sexta-feira rodada dupla com oitavas e quartas de final e no sábado as semis e finais com transmissão da ESPN. O torneio terá transmissão do Play BT no Youtube nos três dias.

Chaveamento estrelar

Principais favoritos ao título, André Baran e Michele Cappelletti medem forças contra a segunda melhor dupla do mundo, formada pelo italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti. Bicampeão mundial, o espanhol Antomi Ramos virá com o jovem talento brasileiro Felipe Loch. Outra dupla de jovens promete agitar as quadras de areia mineiras com Daniel Mola e Giovanni Cariani.

Entre as mulheres, as atuais bicampeãs mundiais, a venezuelana Patrícia Diaz e a paranaense Rafaella Miiller serão as favoritas e defendem o número 1 em disputa acirrada com as brasileiras Vitória Marchezini e Sophia Chow. Bicampeãs mundiais em 2021 e 2022 e atuais vices, as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini prometem estragar a festa das brasileiras. A mineira Graziele Silva, que vem subindo e conquistando títulos na categoria BT 200, atua com a ex-top 10, a paranaense Marcela Vita.

Serviço

O acesso na Arena RM será gratuito. O empreendimento é de Rafael Moura, o He-Man do futebol, que brilhou no Atlético (MG) e outros grandes clubes como Corinthians, Botafogo, Fluminense.

Na quadra central coberta os ingressos dos camarotes já foram esgotados em apenas 18 minutos.


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

MEDALHISTA OLÍMPICO SERÁ PADRINHO DO BRAZIL RUN SERIES/CIRCUITO CAIXA EM RIBEIRÃO PRETO

Cláudio Roberto de Sousa, que mantém projeto social no interior paulista, terá agenda cheia na cidade, entre os dias 25 e 27

Últimas Notícias, por Sportclick News

Hoje é o ultimo dia para fazer as inscrições com valor promocional para a INDOMIT Costa Esmeralda Ultra Trailpara

A aventura, que será realizada no dia 17 de Maio, além das modalidades 100K e 84K contará também com: 65K, 50K, 21K e 12K.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Johnson & Johnson patrocina corrida Circuito das Estações

A Johnson & Johnson patrocina este ano a etapa de Outono do Circuito das Estações

Últimas Notícias, por Sportclick News

Circuito Fila Night Run vai agitar São Paulo

A noite paulistana vai ferver no próximo sábado (19), com mais uma edição da Fila Night Run São Paulo, a maior corrida de rua noturna do País. Famosa por reunir esporte, balada e muito entretenimento, a prova vai levar milhares de corredores às ruas da capital paulista.A sportclick estará presente fazendo sua foto.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Juiz de marcha atlética: a profissão mais chata do Pan

Na marcha, o atleta não pode tirar os dois pés do chão ao mesmo tempo, nem dobrar o joelho enquanto ele estiver no ar. O papel dos juízes é ficar de olho nesses detalhes e, quando necessário, desclassificar os infratores reincidentes.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Profissionalismo

Queria agradecer por vocês terem enviado a...