Marílson e Ana Cláudia, do clube BM&BOVESPA, vibram com primeiro ouro em PANS
Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 28/10/2011
O fundista, que já tinha duas pratas nos 10 mil m, comemorou a vitória em Guadalajara; Ana Cláudia deu volta olímpica com bandeira e sambadinha
São Paulo - Os atletas do Clube BM&FBOVESPA saíram da pista do Estádio Telmex de Atletismo, nesta quinta-feira (27/10), com dois ouros e uma prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Marílson Gomes dos Santos e Ana Cláudia Lemos Silva subiram ao lugar mais alto do pódio, enquanto Cruz Nonata sagrou-se vice-campeã pan-americana. Para Marílson, a comemoração veio em dose dupla: depois de duas medalhas de prata nos 10.000 m, conquistadas em Santo Domingo/2003 e Rio de Janeiro/2007, o atleta pôde, enfim, sentir o gostinho de ser campeão pan-americano. Ana Cláudia também comemorou a vitória nos 200 m rasos com volta olímpica e sambadinha.
Em Guadalajara, Marílson impôs um ritmo forte desde o início. Assumiu a ponta por volta dos 7.000 m e chegou a colocar uma volta de diferença sobre o segundo colocado, o mexicano Juan Carlos Romero. Marílson completou a prova em 29min00s64. Romero ficou com a prata com 29min41s00. O bronze foi para outro brasileiro, Giovani dos Santos, com 29min51s71.
"Foi uma prova dura porque estava muito quente, muito calor. Estou feliz com a minha tática hoje. Acabei sofrendo um pouquinho com a altitude e o sol quente, mas o mais importante é que saí com o ouro. Acho que, mais do que ninguém, merecia essa medalha nessa prova. Já tinha sido duas vezes vice. Agora, chegou a minha vez", disse o fundista. "Essa conquista estava engasgada. Muitos queriam que eu disputasse a maratona, achavam que a chance poderia ser maior, mas eu optei pelos 10.000 m. Era uma prova que eu queria muito. Como brasileiro, não desisto nunca."
Bandeira e samba
Ana Cláudia Lemos Silva também sentiu a emoção de ser campeã pan-americana. Depois de conseguir o melhor tempo nas semifinais dos 200 m, a velocista do Clube BM&FBOVESPA seu primeiro título dos Jogos, numa prova decidida praticamente na linha de chegada. A brasileira completou a distância em 22s76, com a jamaicana Simone Facey em segundo, com 22s86. O bronze ficou com a dominicana Mariely Hichez, com 23s03.
Depois da vitória, Ana Cláudia não se conteve. Desfilou pela pista com a bandeira brasileira, se inclinou, agradecendo à torcida pelo apoio e chegou a dar uma sambadinha, para o aplauso do público. "Foi a forma que encontrei para retribuir o carinho do povo mexicano", disse Ana Cláudia, contando que estava ansiosa para competir. "Queria que acabasse logo. Ou ia ser campeã pan-americana ou ia embora triste. Graças a Deus, consegui ser campeã pan-americana e sair feliz." Em Guadalajara, Ana Cláudia ainda vai disputar o revezamento 4x100 m.
Cruz Nonata repetiu o desempenho dos 10.000 m e levou a medalha de prata também nos 5.000 m, com 16min29s75. A mexicana Marisol Guadalupe Romero (16min24s08) foi a vencedora e a peruana Santa Inês Melchor ficou com o bronze (16min41s50).
Na outra final desta quinta-feira para os atletas do Clube BM&FBOVESPA, a fundista Fabiana Cristine da Silva ficou com a quarta colocação nos 1.500 m, com o tempo de 4min28s33. A campeã foi a cubana Adriana Muñoz, com 4min26s09.
Nas semifinais do revezamento 4x100 m masculino, a equipe do Brasil contou com Ailson Feitosa e Nilson André. Carlos Moraes Júnior e Matheus Inocêncio completaram o time, que passou para a final com o tempo de 39s44, o terceiro das semifinais. O primeiro foi da equipe norte-americana, com 39s19.
Programa de provas dos atletas do Clube BM&FBOVESPA nesta sexta-feira (horário de Brasília)
18h00 - lançamento do disco feminino (final): Elisângela Adriano e Fernanda Borges
18h30 - salto com vara masculino (final): Fábio Gomes da Silva
20h05 - 3.000 m com obstáculos masculino (final): Hudson Santos de Souza
20h30 - lançamento do dardo masculino (final): Júlio César Miranda de Oliveira
20h35 - 4x100 m feminino (final): Ana Cláudia Lemos Silva, Rosemar Coelho Neto, Geisa Coutinho
21h00 - 4x100 m masculino (final): Nilson de Oliveira André e Aílson da Silva Feitosa
21h25 - 4x400 m feminino (final): Geisa Coutinho, Jailma Sales de Lima, Joelma das Neves Sousa e Bárbara Farias de Oliveira
O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com a Nike, o Pão de Açúcar e a Prefeitura de São Caetano.
Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e
www.clubedeatletismo.org.br
Siga a LOCAL no Twitter: http://twitter.com/
Fonte: zdl.com.br