São Paulo - Correr uma maratona bem rápida e, se possível, com o melhor tempo da carreira, baixando as 2h06min34 para os 42 km e 195 m, feitas em 2011, em Londres. Esse é o ousado objetivo do principal fundista do Brasil, Marílson Gomes dos Santos, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, que compete, neste domingo (22/4), na London Virgin Marathon, a Maratona de Londres (ING), cidade para onde voltará mais uma vez em agosto, para a Olimpíada (o SporTV anuncia a transmissão ao vivo a partir das 5 horas). Embora queira ser rápido, o brasiliense Marílson não depende de índice - está pré-convocado por ter terminado 2011 entre os 30 melhores do ranking mundial da prova.
"Treinei bem e acho que estou com a mesma forma do ano passado, quando fiz a melhor marca da minha carreira em Londres. Estou bem preparado. Quero ser veloz e tentar fazer meu melhor tempo para a maratona", disse Marílson, que viajou a Londres acompanhado pelo técnico Adauto Domingues, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.
Embora o objetivo de Marílson na temporada seja correr bem na maratona olímpica, dia 12 de agosto, o fundista também fez uma preparação pensando na maratona deste domingo (22/4). "Fizemos bons treinos e ele vai buscar seu recorde pessoal. Acho que teremos dois grupos na prova: um que vai passar a meia maratona na casa dos 59 minutos, uma hora, e outro que vai passar na casa de 1h03min. Se a previsão de tempo para o primeiro grupo se confirmar - acho que uns seis competidores podem estar nele -, alguns podem 'quebrar', mas também pode sair o recorde mundial. Marílson (correu a Meia de Nova York em 1h01min) vai estar no segundo pelotão, correndo rápido também, mas pensando na marca pessoal. Ele vai buscar o melhor dele e está preparado para isso", analisou Adauto Domingues.
Marílson, que é bicampeão da Maratona de Nova York (2006 e 2008), tricampeão da São Silvestre (2003, 2005 e 2010), medalhista de ouro em Pan e recordista sul-americano dos 10.000 m, disse que só na hora vai se desenhar para o público a estratégia que os fundistas vão adotar na corrida. "Vou fazer a minha prova. Não quero correr o risco de sair com um grupo que vai para o recorde mundial e quebrar. Vamos ver no dia, vai depender de como eu estiver me sentindo."
Marílson disse que a corrida de Londres une a temperatura amena desta época do ano a um percurso plano e à presença de atletas de altíssimo nível na elite. "É uma prova com os melhores do mundo, muito competitiva e esse, mas também todos os outros fatores, tornam a prova rápida. Espero me sentir bem."
O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA completa dez anos em 2012, com o lançamento de um Centro de Treinamento de nível internacional e de sua Categoria de Base. O Clube integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com a Nike, o Pão de Açúcar e a Prefeitura de São Caetano.
Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e
www.clubedeatletismo.org.br
Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, no twitter: @contrape1 e no www.facebook.com/contrapedejornalismo
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507) e Jane Dias (MTB 11.730); e-mails: heleni@contrape.com.br,jane@contrape.com.br - Tel: (11) 3871 3708, (11) 7802 7547 / id 640*20339 (Heleni) e 7802 7396 e id 640*2034 (Jane).
|