Letícia recebe sua medalha em Eugene
Por: Sportclick News em Atletismo • 26/07/2022
A catarinense Letícia Oro Melo, de 24 anos, recebeu a medalha de bronze do Campeonato Mundial do Oregon, em Eugene, Estados Unidos, já nas primeiras horas da madrugada desta segunda-feira (25/7) pelo horário de Brasília, no Estádio Hayward Field. Letícia ganhou a 15ª medalha para o Brasil num Campeonato Mundial-, de bronze, no salto em distância, com 6,89 m (1.1) - no último dia de disputas do Mundial neste domingo (24/7). Letícia precisou de apenas dois saltos – um na semifinal e outro na final – para ganhar a medalha.
Os atletas de clube de Letícia, a Associação Corville de Atletismo, comemoraram a medalha no ônibus, vendo a prova do Mundial pelo celular na volta de uma competição, de Curitiba – tinham ido para a disputa da Olímpiada do Estado de Santa Catarina, no Curitibanos.
O Mundial foi a segunda competição do ano para Letícia – há sete meses fez uma cirurgia por causa de um rompimento no ligamento do joelho. A saltadora teve uma participação surpreendente no Mundial. Passou para a final do salto em distância com 6,67 m (1.5), marca obtida na terceira e última tentativa, então o seu recorde pessoal, no sábado (23/7).
Na decisão, mostrou muita tranquilidade e começou a prova muito bem. Fez um salto de 6,89 m (1.1) na sua primeira tentativa, de novo a sua melhor marca pessoal e do bronze. Letícia queimou todos os cinco saltos a que tinha direito na sequência.
Mikaila Mihambo, pela Alemanha, ficou com a medalha de ouro, com 7,12 m (1.0) e a nigeriana Ese Brume com a de prata com 7,02 m (1.1).
Letícia, que nasceu em Joinville em 5 de outubro de 1997, treina na cidade catarinense com João Carlos dos Santos e compete pela Associação Corville de Atletismo. A campeã olímpica Maurren Higa Maggi disse que "ficou emocionada demais com a conquista de Letícia que deixou todas as grandes competidoras apavoradas com o seu salto de 6,89 m na primeira tentativa".
Letícia disse que é fã de Maurren e que vai treinar para saltar 7 metros. "Esse é meu jeito, concentrada. Não tenho medo de ninguém. Estou em choque, mas quero agradecer a todos. E dizer que quero buscar os 7 metros, vou continuar treinando e sei que tenho condições. Quando eu vi 6,89 m quase desmaie”, disse Letícia. “Quando eu vou competir, tanto no Estadual quanto no Mundial, eu penso em medalha”, acrescentou.
“Acho que a palavra que define a Letícia é resiliência”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt que fez contato com o treinador da atleta para dar os parabéns. “O João estava muito emocionado. Também recebeu telefonema da Maurren Maggi.”
Resultados e quadro de medalhas estão disponíveis no site do evento: CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.