Por: Sportclick News em Atletismo • 26/07/2022


A catarinense Letícia Oro Melo, de 24 anos, recebeu a medalha de bronze do Campeonato Mundial do Oregon, em Eugene, Estados Unidos, já nas primeiras horas da madrugada desta segunda-feira (25/7) pelo horário de Brasília, no Estádio Hayward Field. Letícia ganhou a 15ª medalha para o Brasil num Campeonato Mundial-, de bronze, no salto em distância, com 6,89 m (1.1) - no último dia de disputas do Mundial neste domingo (24/7). Letícia precisou de apenas dois saltos – um na semifinal e outro na final – para ganhar a medalha.

Os atletas de clube de Letícia, a Associação Corville de Atletismo, comemoraram a medalha no ônibus, vendo a prova do Mundial pelo celular na volta de uma competição, de Curitiba – tinham ido para a disputa da Olímpiada do Estado de Santa Catarina, no Curitibanos.

O Mundial foi a segunda competição do ano para Letícia – há sete meses fez uma cirurgia por causa de um rompimento no ligamento do joelho. A saltadora teve uma participação surpreendente no Mundial. Passou para a final do salto em distância com 6,67 m (1.5), marca obtida na terceira e última tentativa, então o seu recorde pessoal, no sábado (23/7).

Na decisão, mostrou muita tranquilidade e começou a prova muito bem. Fez um salto de 6,89 m (1.1) na sua primeira tentativa, de novo a sua melhor marca pessoal e do bronze. Letícia queimou todos os cinco saltos a que tinha direito na sequência. 

Mikaila Mihambo, pela Alemanha, ficou com a medalha de ouro, com 7,12 m (1.0) e a nigeriana Ese Brume com a de prata com 7,02 m (1.1). 

Letícia, que nasceu em Joinville em 5 de outubro de 1997, treina na cidade catarinense com João Carlos dos Santos e compete pela Associação Corville de Atletismo. A campeã olímpica Maurren Higa Maggi disse que "ficou emocionada demais com a conquista de Letícia que deixou todas as grandes competidoras apavoradas com o seu salto de 6,89 m na primeira tentativa".

Letícia disse que é fã de Maurren e que vai treinar para saltar 7 metros. "Esse é meu jeito, concentrada. Não tenho medo de ninguém. Estou em choque, mas quero agradecer a todos. E dizer que quero buscar os 7 metros, vou continuar treinando e sei que tenho condições. Quando eu vi 6,89 m quase desmaie”, disse Letícia. “Quando eu vou competir, tanto no Estadual quanto no Mundial, eu penso em medalha”, acrescentou. 

“Acho que a palavra que define a Letícia é resiliência”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt que fez contato com o treinador da atleta para dar os parabéns. “O João estava muito emocionado. Também recebeu telefonema da Maurren Maggi.”

Resultados e quadro de medalhas estão disponíveis no site do evento: CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369. 


Posts relacionados

Atletismo, por Sportclick News

Darlan Romani termina em quinto lugar no Mundial do Oregon

Catarinense obteve o melhor resultado do Brasil até agora na competição ao conseguir 21,92 m na prova do arremesso do peso, que teve pódio totalmente norte-americano, no Estádio Hayward Field, na cidade de Eugene

Atletismo, por Sportclick News

CBAt convoca seleção para o Mundial Sub-20 de Cáli

O presidente da entidade, Wlamir Motta Campos, anunciou em live destinada para a comunidade os nomes dos 37 chamados - 19 mulheres e 18 homens - para a competição da World Athletics, que será disputada de 1 a 6 de agosto na Colômbia

Atletismo, por Sportclick News

Liderado por Alison dos Santos, Brasil vai ao Mundial de Atletismo com boas chances

Além de Piu, Darlan Romani e Thiago Braz possuem boas chances de medalhas; Brasil pode igualar melhor campanha no Mundial de Atletismo.

Atletismo, por Sportclick News

Atletismo paralímpico: brasileiras quebram 3 recordes mundiais em SP

Um deles foi da multicampeã Beth Gomes, no lançamento de dardo

Atletismo, por Sportclick News

Abertura do Brasileiro sub-17 de atletismo tem jovem que treina nas ruas do Pará no top-15 mundial

Começou na manhã desta quarta-feira, 16, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Até domingo, 20, a competição vai reunir 335 atletas na pista e no campo do complexo localizado na zona sul da capital paulista.

Atletismo, por Sportclick News

Norte-Nordeste Loterias Caixa Sub-18 reunirá 268 atletas

A competição, que será disputada no final de semana na pista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, recebeu inscrição de representantes de 12 federações estaduais das duas regiões do País