Lagoa será palco do Maresia Vert Jam 2013 -
Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 21/01/2013
O Maresia Vert Jam, principal evento do skate vertical do país, mais uma vez abrirá a temporada do Circuito Mundial da World Cup Skateboarding (WCS). Entre os dias 1 e 3 de fevereiro, o Maresia Vert Jam reforça o espaço conquistado pelo Rio de Janeiro no calendário mundial e a vocação da cidade para os esportes radicais. Este ano, o evento volta para Zona Sul: os principais nomes do skate mundial vão voar com suas manobras na rampa que será montada na Lagoa.
A disputa entre os experientes atletas e os novos talentos do skate mundial vai pegar fogo nesta edição. Com apenas 15 anos, o americano Jono Schwan fará a sua estreia no Maresia Vert Jam. Ao seu lado, o americano Mitchie Brusco e os brasileiros Pedro Barros e Rony Gomes vão defender a nova geração. Atual campeão, Bob Burnquist será um dos representantes dos veteranos ao lado dos brasileiros Sandro Dias e Edgar "Vovô" e dos estrangeiros Pierre Luc Ronchetti, Renton Millar e Paul Luc Gagnon.
André Barros, coordenador técnico do evento, acredita que a nova geração está cada vez mais próxima dos ídolos. "O skate passou por uma nova fase nesses últimos quatro, cinco anos. Até 2009 eram sempre os mesmos atletas, aí apareceu o Pedro (Barros), Mitchie (Brusco), Ítalo (Penarrubia), Tom (Schaar). Não dá para dizer que os veteranos estão ficando para trás, ainda ditam regras. Mas o apetite dos mais novos é maior, eles têm mais vontade de chegar no topo, já está na hora de alguém da nova geração ganhar".
A rampa do Maresia Vert Jam também promete chamar atenção. Com tecnologia de ponta e padrão internacional, o half pipe, de 18m de largura por 4,20m de altura. "Sempre procuramos fazer uma rampa mais desafiadora para os atletas. Consultamos os próprios competidores para saber qual a rampa ideal", afirma Sandro Dias, supervisor do projeto. Além da prova individual, haverá a Red Bull Sick Trick.
O Maresia Vert Jam terá transmissão do canal SporTV na sexta-feira e no sábado. Domingo, a TV Globo transmite a final do skate individual, dentro do Esporte Espetacular. A entrada é franca.
O Maresia Vert Jam tem o patrocínio de Maresia, Start Química e Arcor e apoio da Aspen Pharma e Wise Up. O evento é uma realização da IMX com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Histórico do Maresia Vert Jam
O Vert Jam é um dos eventos de esporte radicais mais duradouros do Brasil. No calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro há onze anos, o campeonato se tornou aguardado a cada verão carioca. Durante nove anos teve sua estrutura montada no Parque dos Patins, contando com a beleza da Lagoa e do Corcovado como cenário para manobras para lá de radicais. Na primeira edição, em 2002, o título ficou com Sandro Dias, o Mineirinho. Em 2003, o dinamarquês Rune Glifberg se tornou o primeiro estrangeiro a vencer o torneio. Por causa de uma mudança de datas, o campeonato não aconteceu em 2004, sendo realizado em janeiro de 2005 com vitória de Bob Burnquist. O ano de 2006 marcou o tricampeonato do skatista carioca. Já em 2007, Sandro Dias voltou a brilhar. Bob Burnquist levou o quarto título do Vert Jam, em 2008. O skatista Renton Millar desbancou a hegemonia brasileira, em 2009, e, nos dois últimos anos, 2010 e 2011, o título ficou com o paulista Marcelo Bastos. Em 2012, o carioca Bob Burnquist conquistou o pentacampeonato da competição.
Sobre a Maresia
Completando 27 anos em 2013, a Maresia iniciou suas atividades em Fortaleza, no Ceará, com a produção de pranchas, shorts e camisetas. Consolidada como umas das principais marcas de surfe wear do país, a Maresia possui um dos maiores parques industrial do segmento. Os produtos, aproximadamente 800 itens entre roupas, acessórios e calçados, podem ser encontrados em mais de cinco mil pontos de venda espalhados pelo Brasil. Em 2012, a Maresia foi uma das patrocinadoras da Megarampa. Em 2013, começa o ano como patrocinadora máster do Maresia Vert Jam.
Sobre a IMX
A IMX é uma joint-venture de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Com sede no Rio de Janeiro, atuação nacional e conexão internacional, a IMX nasce com o objetivo de ser uma das principais empresas do setor no país. As áreas de atuação dividem-se em três pilares: Esportes (criação e produção de eventos, consultoria e gerenciamento de talentos), Entretenimento (realização de shows e artes cênicas) e Venues (construção, gestão e operação de estádios, arenas e centros de convenções). O portfólio da IMX para 2012 inclui projetos como a gestão do time de vôlei RJX e eventos como UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), LPGA Brasil Cup (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Travessia dos Fortes (natação), Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), Desafio Corcovado (ciclismo), Rio International Triatlon e Rio Urban (cultura urbana), entre outros.