Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 08/07/2015


Isso porque a produção de radicais livres em excesso pode ser considerada um exemplo de efeito indesejável do exercício. Além disso, o exercício físico induz danos no trato gastrointestinal (como distensão abdominal, eructação, náusea, vômitos, cólicas abdominais), e um sistema gastrointestinal comprometido pode favorecer a invasão de patógenos ao organismo. Isso principalmente quando o exercício é vigoroso e praticado em um ambiente quente sem treino e/ou hidratação adequados. Contudo, todo tipo de exercício pode levar a alterações no metabolismo, na distribuição e na excreção de vitaminas e minerais. Em vista disso, as necessidades de nutrientes específicos podem ser afetadas conforme as demandas fisiológicas, em resposta ao esforço.
 
Nesse contexto, a importância da nutrição na performance e saúde de atletas e praticantes de atividade física já se encontra suficientemente documentada na literatura. A alimentação deve levar em consideração, variáveis como a necessidade nutricional do indivíduo, de acordo com composição corporal, com o seu objetivo e com o gasto energético do esporte praticado. Do contrário, uma alimentação inadequada pode resultar em fornecimento insuficiente de nutrientes importantes relacionados ao metabolismo energético, à reparação tecidual, ao sistema antioxidante e à resposta imunológica. Além disso, alimentos contendo agentes antiinflamatórios são importantes (açafrão, gengibre, frutas vermelhas, cenoura, alho, cebola), pois a inflamação é um dos principais causadores de lesões e do desenvolvimento de doenças em atletas e praticantes de atividade física. E a hidratação também faz parte de uma nutrição adequada, já que a reposição insuficiente pode trazer conseqüências desagradáveis, entre elas a diminuição da força muscular, o aumento do risco de cãibras e a hipertermia e, conseqüentemente, a queda no desempenho.
 
Porém, ainda assim, em alguns casos o uso de suplementos pode ser indicado, devido às altas recomendações e ao tempo de ingestão alinhado aos horários de treino. Alguns dos suplementos mais usados são: os carboidratos (gel, barra, pó), as proteínas (whey protein), os aminoácidos (BCAA, arginina e creatina), vitaminas, minerais e ômega-3, que podem contribuir para retardar a fadiga muscular e melhorar a recuperação pós treino.
 
Portanto o exercício regular só será benéfico se houver também uma alimentação adequada.

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Com 11.07, Ana Cláudia vence 100 m em Azusa, nos EUA

Esta é a melhor marca de 2015 no Ranking Brasileiro da especialidade

Últimas Notícias, por Sportclick News

Número 1, André Baran disputa torneio de beach tennis em BH

A capital mineira Belo Horizonte conta os dias para o ArcelorMittal International Cup 2024

Últimas Notícias, por Sportclick News

IEE realiza seminário com seus colaboradores nesta segunda-feira (1º)

Integrar, fortalecer vínculos, consolidar missão do Instituto e trazer maior engajamento são os objetivos do encontro, entre 9h e 11h, que reunirá 84 pessoas

Últimas Notícias, por Sportclick News

95ª Corrida de São Silvestre: largadas

Serão cinco os setores de acesso à largada da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre, a partir das 7h25min do dia 31 de dezembro. Cada setor terá uma cor correspondente ao número de peito dos competidores e locais de entrada distintos. Dessa forma, os atletas terão orientação para chegar ao seu setor, determinado pelo tempo estimado de cada um. Os bloqueios de acesso funcionarão de 5h às 10h.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Geisa Coutinho é bronze nos 400 m em Guadalajara

Fundista do Clube BM&FBOVESPA completa a distância em 51s87 para ir ao pódio; atleta ainda deve compor o revezamento 4x400 m do Brasil

Últimas Notícias, por Sportclick News

É pra você Alexandre

...realmente também me emocionei foi a minha primeira maratona....