Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 24/09/2011


Campeão e vice-campeã do ano passado querem superar os africanos, neste domingo (25/9); sétima etapa da competição terá 37 fundistas da elite e 2300 amadores, 15% a mais que em 2010
São Paulo - Em sua reta final, o Circuito de Corridas CAIXA leva a Curitiba uma das disputas mais acirradas da competição, neste domingo (25/9). Os cinco primeiros colocados do ranking brasileiro de corredores de rua, nas categorias masculina e feminina, vão competir, contra africanos, em busca de uma vitória para o País na capital do Paraná. Entre as esperanças de pódio estão Giomar Pereira e a paranaense Joziane Cardoso - ele campeão e ela vice-campeã e melhor brasileira na etapa de 2010. Os africanos, vencedores de 2006 a 2009 entre os homens, e até o ano passado entre as mulheres, também terão um forte pelotão na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, onde será a largada, às 8 horas. Além da elite, um número recorde de 2.300 amadores, 15% a mais que em 2010, participarão da prova, divididos entre os percursos de 5 km e 10 km.

Com seis etapas do Circuito CAIXA já realizadas, a distância entre os primeiros colocados do ranking brasileiro de corredores de rua está cada vez menor. Somar pontos em Curitiba é essencial para quem quer garantir um lugar entre os dez melhores na temporada, já que a competição terá apenas mais quatro provas, em pouco mais de um mês - o encerramento será em Brasília, em 6 de novembro. Os dez primeiros do ranking, nas categorias masculina e feminina, garantem o patrocínio da CAIXA para 2012.

Ao vencer a prova, em 2010, Giomar Pereira acabou com um domínio de quatro anos na disputa masculina. Ficou a apenas 11 segundos do recorde (29min48), estabelecido por Francisco Barbosa dos Santos, em 2005. Volta a Curitiba, como líder do ranking brasileiro (tem 179 pontos).

Giomar terá que enfrentar também Gilmar Silvestre Lopes, revelação de 2011, que assumiu a vice-liderança do ranking após a etapa de Uberlândia do Circuito CAIXA (18/9), em que foi o terceiro colocado e melhor brasileiro. A apenas 17 pontos de Giomar, o jovem fundista mineiro, de 22 anos, vai correr ao lado do irmão gêmeo, Gilberto Silvestre Lopes, e está animado para conquistar a primeira vitória em sua temporada de estreia - além do resultado em Minas Gerais, foi 2º em Goiânia, 4º em Campo Grande e 3º no Recife.

O pelotão de elite masculino contará também com Eliésio Miranda (3º, 141 pontos), Rosivaldo Moreira (4º, 131 pontos), Sivaldo Santos Viana (5º, 120 pontos) e David Andrade Mesquita (10º, 64 pontos), entre os principais destaques da prova. Outros 14 fundistas estarão na disputa.

Paranaense Joziane se destaca na elite feminina

As mulheres prometem uma briga acirrada pelo pódio. Doze das treze primeiras do ranking brasileiro estão na disputa de Curitiba do Circuito CAIXA contra as africanas que vencem no Paraná desde 2006. Ao lado de Conceição Oliveira, líder isolada com 306 pontos, Joziane Cardoso, 13ª, com 52 pontos, corre em casa. Paranaense de Nova Santa Bárbara, onde também vivem e treinam alguns dos quenianos que vêm para o Brasil, a fundista foi a vice-campeã da edição de 2010 e melhor brasileira. Joziane subiu rápido várias posições na classificação, nesta temporada, com resultados como o 7º lugar na corrida de Uberlândia.

Sueli Pereira, brasileira mais rápida desta temporada, com recordes de duas etapas - Goiânia (15/5) e Campo Grande (7/8) - também desponta como uma das favoritas na prova deste domingo. Sueli foi a terceira colocada e melhor brasileira em Uberlândia, é 5ª no ranking, com 146 pontos. Ainda estarão na disputa Marluce Queiroz Borges (2ª, 178 pontos), Elivane Oliveira (3ª, 176 pontos), Edielza Guimarães (4ª, 160 pontos), Eliane Costa de Jesus (6ª, 131 pontos), Vanda Carneiro Chagas (7ª, 129 pontos), Maria Silvânia Araújo (9ª, 72 pontos), Janete Barbosa (10ª, 69 pontos), Maria Zeferina Baldaia (11ª, 61 pontos) e Joelma de Jesus (12ª, 59 pontos).

O pelotão africano chega a Curitiba com os fundistas que dominaram a prova de Uberlândia - os tanzanianos Anastazia Msandai Mhomi Ghamaa (2ª entre as mulheres) e Marco Joseph Marco (1º entre os homens) e o queniano Joshua Kiprugut Kemei (2º). Para reforçar o time estrangeiro, também estão confirmados Hillary Kipgetich Kibet e Jackyne Chemwek, do Quênia.

Herói do Atletismo em Curitiba

Medalhista olímpico com o revezamento 4x100 m - bronze em Atlanta/1996 e prata em Sydney/2000 -, bicampeão pan-americano - Winnipeg/1999 e Santo Domingos/2003 -, André Domingos será o padrinho da etapa de Curitiba. O ex-velocista dará a largada da prova, no domingo, e participará da premiação aos vencedores. André integra o programa Heróis do Atletismo, iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que pretende difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.

Última chance

Quem quiser participar do novo duelo entre brasileiros e africanos, em Curitiba, terá uma última chance de se inscrever. Um número limitado de vagas será colocado à disposição dos atletas na Loja Centauro do Park Shopping Barigui (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600) durante a entrega dos kits de participação. As inscrições devem ser feitas neste sábado (24/9), das 10 às 17 horas. Todos os inscritos receberão um kit contendo camiseta em tecido tecnológico e número de peito. O chip de cronometragem será entregue no dia da prova, entre 6 e 7 horas, e deve ser devolvido após o evento.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA tem a chancela da CBAt. Seis das 11 etapas, disputadas em nove Estados do Brasil, já foram realizadas - as próximas cidades a receber a disputa, depois de Curitiba, serão São Paulo (2/10), Ribeirão Preto (16/10), Porto Alegre (30/10) e Brasília (6/11).

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial, e da Polenghi. No Paraná, conta ainda com o apoio da Unimed Curitiba, da Polenghi e da Prefeitura de Curitiba, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo do Paraná.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

Siga a LOCAL no Twitter: http://twitter.com/localcomunica

LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Heleni Felippe (MTB 13.507), Jane Dias (MTB 11.730) e Juliana Leite; e-mails: heleni@localcom.com.br, jane@localcom.com.br; juliana@localcom.com.br - Tel: (11) 3263-0683, (11) 8457-9704, 7878-6343 / ID 86*84, 7857-2944 / ID 86*34326 


Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Atletismo de Jundiaí já mira índices nos Jogos Abertos 2020

O atletismo do Time Jundiaí volta às competições no próximo dia 7. O primeiro objetivo é classificar atletas para a disputa dos Jogos Abertos do Interior, em novembro, em Sorocaba. Quatro competidores estarão participando do Torneio da Federação Paulista, em São Bernardo do Campo.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Quais os tamanhos que posso adquirir? Qual é a melhor opção?

A SPORTCLICK oferece diversos formatos para sua coleção. 10X15 = ideal para armazenamento em álbuns. esse formato p...

Últimas Notícias, por Sportclick News

2014 - Corrida de Abertura - COMUNICADO

Vivemos um ano atípico com grande visibilidade para o esporte devido a realização da Copa do Mundo em nosso país.

Últimas Notícias, por Sportclick News

Últimas Notícias, por Sportclick News

26 Trofeu Brasil de Triathlon

O 26º Troféu Brasil de Triathlon, uma das competições mais bem reconhecidas nacionalmente, realiza sua terceira etapa no próximo dia 26/6, na Ponta da Praia, em Santos.

Últimas Notícias, por Sportclick News

O campeão olímpico e mundial tirou a maior nota no aparelho (15.800) para passar para a final em primeiro e comemorou o

Arthur Zanetti: 'O Brasil está de parabéns' São Caetano do Sul - O campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti começou bem a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Fez uma excelente apresentação nas argolas