Feras do bicicross entram em ação para a Copa América, em Indaiatuba
Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 13/02/2011
A sexta edição da Copa América de Bicicross já começa com novidade. Após cinco edições em Paulínia, o evento muda de local, passando para a cidade de Indaiatuba, também em uma pista de qualidade e que exigirá bastante dos pilotos. O alto nível técnico será garantido, mais uma vez, com a presença das feras da modalidade e a presença de vários destaques do circuito internacional. Esse intercâmbio, aliás, tem sido muito importante e mostra a evolução dos atletas nacionais.
O torneio masculino conta com a participação dos 150 melhores pilotos do ranking nacional, além de convidados do exterior. Entre os pilotos nacionais, os destaques são Renato Rezende, atual campeão da disputa e líder do ranking nacional, Ebert Silva, campeão paulista em 2010 e terceiro do ranking nacional, Gustavo Chiara, vice estadual e segundo do ranking, Deivlin Baltazar, campeão da Copa América de Bicicross em 2007, e Daniel Jorge, vencedor em 2006, entre tantas outras feras da modalidade.
O sistema de disputa para a prova feminina prevê o convite as 25 melhores pilotos do Brasil acima de 15 anos. E a força da Copa América de Bicicross 2011 pode ser confirmada pela presença de nada menos do que cinco entre as top ten do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). A paulista Bianca Quinalha, de Sorocaba, primeira do ranking, Naiara Silva, de São José dos Campos (SP), Thaise de Souza, de Marechal Cândido Rondon (SP), Priscila Carnaval, também de Sorocaba, e Joanna Correia, de Paulínia (SP), estão garantidas neste ano.
Em cinco provas realizadas, os estrangeiros venceram duas vezes, ambas com o argentino Ramiro Marino. O piloto, de 22 anos, estará de volta neste ano em busca de seu terceiro título e do empate na briga com os brasileiros - são três conquistas nacionais -, sendo uma das grandes atrações da Copa América. Outro destaque é o venezuelano Jonathan Suarez, 28 anos, vice-campeão em Paulínia no ano passado, e que também conquistou o primeiro lugar nos Jogos Centro-Americanos do Caribe.
Campeões
Em cinco edições realizadas, o bicicross nacional leva vantagem sobre os estrangeiros. O Brasil venceu em 2006, com Daniel Jorge, 2007, como Daivlin Baltazar, e 2010, com Renato Rezende. Já os títulos de estrangeiros aconteceram em 2008 e 2009, ambos com o argentino Ramiro Marino. No feminino, que fez sua estreia em 2007, as vitórias foram de Ana Flávia Sgobin (2007) e Mayara Perez (2009 e 2010).
GLOBOESPORTE.COM