Correndo em casa, mineiros negam favoritismo na 13ª Volta da Pampulha
Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 25/11/2011
Correndo em casa, mineiros negam favoritismo na 13ª Volta da Pampulha
São Paulo (SP) - Os atletas mineiros, apesar de correrem em casa, não terão tarefa fácil na 13ª edição da Volta da Pampulha, que ocorre no dia 4 de dezembro, em torno da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). O técnico da equipe do Cruzeiro Esporte Clube, Alexandre Minardi, sabe que a responsabilidade do grupo é maior. Na última edição, o melhor colocado do time celeste foi João Ferreira de Lima, o "João da Bota", que ficou em oitavo.
"Acredito que correr em casa não é tão favorável assim. O competidor, para se sair bem, deve ter maior responsabilidade e o maior obstáculo é o preparo psicológico, que pode fazer com que o atleta aumente ou diminua o seu rendimento", disse o técnico do Cruzeiro.
O treinador destacou ainda as outras equipes brasileiras como concorrentes diretas ao lado dos africanos na Volta da Pampulha. "Além dos quenianos, que são muito fortes, temos também adversários de peso entre os brasileiros, como a equipe do Pinheiros e da BM&FBOVESPA, que tem fundistas muito bons", acrescentou.
O principal representante da equipe cruzeirense é Giomar Pereira da Silva, líder do Ranking Nacional CAIXA/CBAt de Corridas de Rua, busca a vitória na Volta da Pampulha para aumentar a diferença para Gilmar Silvestre, da equipe Pé de Vento, segundo colocado. A diferença, que atualmente é de nove pontos, pode aumentar neste domingo (27), em que Giomar correrá a 5ª Meia Maratona de Blumenau, em Santa Catarina. Para isso, o corredor baiano está treinando em Jacobina (BA), sua cidade natal.
"Será uma disputa muito difícil, mas o Giomar está se preparando muito bem. O objetivo dele é conquistar o lugar mais alto do pódio. Quero muito vê-lo como campeão da prova, para que ele possa se confirmar como tetracampeão do ranking brasileiro", completou Alexandre Minardi.
Ainda dá tempo - As inscrições para a corrida continuam abertas. A tradicional prova mineira, com 17,8 quilômetros, reunirá os principais nomes da corrida de rua do país e destaques do exterior. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.voltadapampulha.com.br , até o dia 27 deste mês. A taxa é de R$ 70,00.
A corrida largará em novo horário em sua 13ª edição. A organização antecipou o início da prova para as 8 horas do dia 4 de dezembro. O local de largada e chegada continua na Praça Alberto Dalva Simão, a exemplo do que ocorreu nos anos anteriores.
A primeira largada será a dos cadeirantes às 7h35. Dez minutos depois é a vez da elite feminina sair em busca da vitória. Elite masculina, pelotão C e pelotão geral largam às 8 horas. Às 8h25 saem os atletas com outros tipos de deficiência.
A entrega dos kits de participação será feita somente nos dias 2 de dezembro, das 9 às 19 horas, e no dia 3 de dezembro, das 9 às 17 horas, no Hipermercado Carrefour - Pampulha, Avenida Presidente Carlos Luz, 4055, Bairro Pampulha. A organização alerta que não haverá entrega de kit de participação no dia do evento.
Volta Internacional da Pampulha tem patrocínio da Caixa, Correio, Fisk e Rexona, e patrocínio especial da Fila. A realização e organização é da Rede Globo e Yescom, com apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte, Governo do estado de Minas Gerais e promoção da Rede Globo, SporTV e Globoesporte. Apoio é de Café 3 Corações, Gatorade, Unimed BH, Montevergine, Probiótica, TAM Viagens, Green CO2 - Neutralização de Carbono, Rádio Globo e CBN. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo,IAAF, AIMS e Ideeia.
Mais informações no site www.voltadapampulha.com.br