Copa Brasil de Cross põe em jogo vaga para Sul-Americano
Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 01/02/2013
São Caetano do Sul - O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA terá alguns de seus fundistas na disputa da Copa Brasil/Caixa de Cross Country, domingo (3/2), no Parque Lago Azul, em Rio Claro (SP). A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) informou que são 354 os inscritos para as provas das categorias menores, juvenil e adulto (8 km para mulheres e 12 km para homens). Estarão em disputa vagas na seleção brasileira que vai ao Sul-Americano de Concórdia, na Argentina, dia 24 de fevereiro. Joilson Bernardo da Silva e Adilson Alves Dolberth podem competir pensando na vaga, mas para a maioria dos fundistas do Clube a Copa será de avaliação.
Para o técnico Adauto Domingues, a Copa Brasil servirá para avaliar o período de treinamento feito pelos meio fundistas e fundistas do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA desde outubro, início da temporada, e para a continuidade do trabalho no ano. Adauto terá Juliana Gomes dos Santos, mulher do maratonista Marílson Gomes dos Santos - que vai estrear na temporada no dia 16 de fevereiro, numa prova de 10 km, em Itu (SP) - nos 8 km da Copa Brasil de Cross. Juliana é especialista nos 800 m e nos 1.500 m (foi campeã pan-americana no Rio/2007, nos 1.500 m). Entre as mulheres, o Clube também terá a presença de Cruz Nonata.
E ainda André Alberi de Santana, campeão sul-americano de cross-country em 2005 (4 km), nos 12 km da prova, que "exige resistência". "Eu já competi em Rio Claro, mas o percurso é sempre uma surpresa, porque é montado pelos organizadores para cada competição. É um percurso que oscila, um terreno irregular e com subidas e descidas, difícil para um corredor de fundo, acostumado a treinar e correr na pista", explicou André.
O técnico-chefe do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, Ricardo D'Angelo, terá Adilson Alves Dolberth, Celso Ficagna, Fernando Lina da Silva e Joílson Bernardo da Silva na competição. "O Fernando vai correr apenas 4 km, como treino especial de um meio fundista. Para o Celso, que corre os 3.000 m com obstáculos, será uma avaliação. O Adilson e o Joílson, que já estiveram em seleções de cross, estão treinando bem e podem pensar em classificação para o Sul-Americano, embora o nosso foco sejam as provas de fundo", informou D'Angelo, acrescentando que a competição também serve de orientação para a fase seguinte de treinamentos.
O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA completou dez anos em 2012, com a inauguração de seu Centro de Treinamento e a consolidação da Categoria de Base. O Clube integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com Pão de Açúcar, CAIXA, Prefeitura de São Caetano e Nike.