Atletismo : Pesquisa traça perfil de atletas do Centro de Excelência
Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 29/03/2012
Próximo passo visa continuidade dos testes para avaliar o aumento de performance
São Paulo (SP) - Durante a palestra "Medicina Esportiva - Perfil dos Atletas dos Centros de Excelência avaliados no CEMAFE", realizada nesta quarta-feira (29) no auditório da Federação Paulista de Atletismo (FPA), o Dr. Warlindo Carneiro da Silva mostrou bastante otimismo e satisfação. Segundo o especialista em medicina esportiva, a avaliação dos 46 atletas do Centro de Excelência Esportiva (CEE) trouxe dados riquíssimos e que contribuirão bastante para o aumento da performance dos jovens.
"O objetivo dessas avaliações é traçar um perfil dos atletas do CEE, conhecendo seu estado físico, avaliando objetivamente e assim emitindo padrões de referência que permitam não só melhorar o rendimento, mas também oferecer subsídios pra futuras pesquisas científicas", comenta o doutor.
Essa primeira amostra contou com a participação de 28 meninos e 18 meninas, entre 13 e 22 anos. Basicamente, foi confirmado que os atletas estão fisicamente acima dos parâmetros corporais de uma pessoa normal, ou seja, apresentam, por exemplo, maior flexibilidade e IMC ideal, entre outras medidas. Os dados foram confirmados por meio de testes de esforço máximo, peso, altura, ergometria, avaliação do histórico dos pacientes. Entretanto, o Dr. Warlindo ressalta que ainda é preciso fazer testes bioquímicos e cardiopulmonares, ecocardiograma (ECG), raio-x do tórax e exames específicos para conseguir resultados mais expressivos.
"A primeira bateria de exames já nos trouxe dados muito interessantes que nos permitem traçar um parâmetro para as próximas reavaliações e assim projetar resultados no futuro. Entretanto, um atleta pode apresentar-se bem fisicamente, mas estar anêmico e isso influencia totalmente na sua performance. Por isso a importância de mais testes", explica.
A FPA e o especialista estão em contato com diversos centros de saúde pública para a realização desses exames e assim garantir a continuidade desse processo. A expectativa é que um convênio seja firmado até o final do mês de abril.
"Esse primeiro passo é muito importante já que muitos nunca passaram por esse tipo de avaliação. Isso inclusive deu confiança para que eles levem o atletismo mais a sério e procurem melhorar a performance frequentemente. Espero que essas avaliações se tornem periódicas, pois não é benéfico só para os atletas, auxilia bastante o trabalho dos técnicos", afirma Carlos Alberto Gamboa, do núcleo UNASP.
Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo
Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação