Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 01/05/2015


São Paulo - O campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti se classificou para a final da etapa de São Paulo da Copa do Mundo, nesta sexta-feira (1/5/2015), no Ibirapuera, com a maior nota da carreira nas argolas - 16.050. O argentino Federico Molinari ficou em segundo na qualificação, com 15.250, seguido pelo brasileiro Henrique Flores, companheiro de treinamento e amigo de Arthur Zanetti, com a terceira nota, 14.950. A decisão das argolas será neste domingo (3/5), das 10h10 às 14 horas (com SporTV e TV Globo, dentro do Esporte Espetacular). "Por enquanto, essa é a minha melhor nota. Agora eu preciso ajeitar alguns detalhes que dá para melhorar e o mais importante é buscar a maior pontuação possível", disse Zanetti. 
 
A melhor nota do ginasta era 16.000, do Meeting Internacional de Santos, em 2014. "Consegui uma boa nota em São Paulo e também em Santos, mas não posso garantir que estarei nos Jogos do Rio, em 2016. Então, primeiro preciso conseguir a classificação olímpica no Mundial de Glasgow este ano. Mas claro que foi muito positivo e espero melhorar ainda mais essa nota no Rio se assegurar minha vaga."
 
Para o técnico Marcos Goto a nota não é o que importa, mas sim a série apresentada. "Como treinador não posso ver só a nota, preciso enxergar a prova. E tem coisas para ajustar. Na final, os árbitros são um pouco mais rigorosos. Mas se o Arthur fizer a mesma saída que fez hoje (cravada), deve garantir a mesma nota. O objetivo é fazer uma série melhor, não quer dizer uma nota melhor, mas uma série melhor", explicou Goto.
 
Os demais classificados para a decisão de medalhas nas argolas foram Gustavo Simões, de Portugal (14.900), Andreas Toba, da Alemanha (14.900), Oskar Kirmes, da Finlândia (13.950), Tomi Tuuha, da Finlândia (13.800) e Christian Decidet, do Chile (13.400).
 
"É muito diferente competir em casa, muito bom. Lá fora, a gente vê um público de 15 mil pessoas. Aqui não tinha essa quantidade de pessoas, mas o clima, a energia... é maravilhoso. É positivo! Para todos os atletas. O brasileiro conseguiu torcer muito bem. Saber que meus pais, minha namorada, meus tios, primos, estão aqui é muito bom. Quase nunca eles acompanham as competições internacionais. Então, agora, eles estão tendo essa alegria, e para mim é emocionante demais", disse Arthur.
 
Arthur Zanetti avaliou de forma positiva a participação dos ginastas brasileiros na qualificação. "Acho que o dia foi bom. Lógico que tivemos erros, mas é normal. Qualquer competição tem erros, nunca vai ser 100%, mas a equipe toda, tanto feminina, quanto a masculina, está de parabéns." 
 
Preparação psicológica
 
Arthur Zanetti garantiu que não sente a pressão do público, da mídia, da presença de familiares e amigos nas arquibancadas - quando é colocado nas argolas, pelo técnico Marcos Goto, foca apenas na série que tem de executar e na percepção do próprio corpo. "Fiz a preparação psicológica que faço para qualquer competição. Não muda nada. Sabíamos que a pressão seria um pouco maior por competirmos em casa, mas o trabalho foi muito bem feito e essa pressão não interferiu em nada na minha prova", comentou Arthur, que não compete, mas treina neste sábado (2/5). "Eu estou muito tranquilo para a final", observou, rindo.
 
Arthur não se incomoda com o assédio do público e gosta de ser reconhecido, o que passou a ocorrer após a conquista da medalha de ouro - a primeira da ginástica artística do Brasil - ganha nos Jogos de Londres/2012. "A diferença é muito grande. No ouro, em Londres, praticamente ninguém me conhecia. Hoje eu me tornei até uma referência na ginástica e isso é muito bom, porque mostra que a modalidade está evoluindo, não sou apenas eu, mas todos os ginastas do grupo. Estão surgindo pessoas querendo fazer, assistir e apoiar a ginástica", completou o paulista de 25 anos, atleta da SERC/Agith, de São Caetano do Sul. 
 
Copa também é avaliação para entrar na seleção
 
O técnico Marcos Goto disse que esse tipo de competição é bem importante para preparar os ginastas mais jovens da seleção brasileira. "Estamos há um mês treinando juntos, já tivemos quatro avaliações e essa etapa de Copa do Mundo também é uma avaliação. Na semana que vem, vamos para Portugal para mais duas avaliações para formar a seleção brasileira. Isso tudo, é uma preparação para a equipe que vai para o Pan e, depois, para o Mundial."
 
Marcos Goto disse que a etapa de São Paulo da Copa também serve como avaliação psicológica. "Para alguns atletas essa pressão de competir em casa pesa. Nós sabemos disso. Aqui é uma avaliação psicológica. Alguns sentem, outros não sentem. É focar no trabalho psicológico daqueles que sentem a pressão da torcida", disse Goto.
 
Arthur Zanetti é atleta da SERC/Agith/São Caetano, tem patrocínio da CAIXA, Furnas e adidas e apoio da Spieth, Eurotramp, COB, CBG e Bolsa Atleta/Ministério do Esporte.
 
Siga Arthur Zanetti no www.facebook.com/ArthurZanettiOficial e no site http://www.arthurzanetti.com.br/
 
Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, no www.facebook.com/contrapedejornalismo e no twitter: @contrape1
 
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507), heleni@contrape.com.br e contrape@contrape.com.br - Tel: (11) 7807 9058, id 55*53073*92 (Heleni) e (11) 7802 7547 / id 640*20339 (Nanni).

Posts relacionados

Últimas Notícias, por Sportclick News

Suposto intruso venceu a Maratona de Buenos Aires 2014

«Disseram-me para sair da corrida», explica o argentino Mariano Mastromarino

Últimas Notícias, por Sportclick News

Número de mulheres corredoras dobra

O fenômeno das Corridas de Rua no Brasil continua acelerado e apresenta expressivo aumento na participação das mulheres. Segundo levantamento do Departamento de Corridas de Rua da Federação Paulista de Atletismo (FPA), nos últimos cinco anos o número de mulheres participantes de eventos do gênero subiu 101,86%, de 69.070 em 2007 para 139.427 em 2011. Os números são divulgados anualmente. Em 2011, exatas 464.057 pessoas participaram de 298 provas no Estado de São Paulo.

Últimas Notícias, por Sportclick News

YESCOM CRIA MEDIDAS PARA INIBIR CORREDORES PIPOCAS

O atleta devidamente inscrito é um dos maiores prejudicados pelas pessoas sem número de peito e chip

Últimas Notícias, por Sportclick News

Rio Maratona pro ADIDAS 2012

A edição 2012 da Rio Maratona Pro Adidas que será realizada no dia 22 de janeiro continua com as inscrições abertas. A novidade fica por conta da promoção que beneficia quem concluir as distâncias de 14k e 42k nos tempos previstos pela organização. Quem correr abaixo de 4 horas receberá inscrição cortesia para a Maratona Internacional de São Paulo 2012 e também para a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2012 no pelotão geral. Já quem completar os 14k em 1h30 terá uma vaga na prova 10k Rio Corrida Pan-Americana 2012.

Últimas Notícias, por Sportclick News

10k Taboão tem percurso 100% plano

A novidade da 2ª Corrida da Folia-10k Taboão da Serra que acontece no dia do aniversário da cidade, 19 de fevereiro, além dos prêmios em dinheiro, é o percurso. Diferente de outras provas já realizadas no município, a corrida vai privilegiar as áreas planas. O objetivo é atrair os competidores que evitavam correr por conta da quantidade de trechos de subidas.