Por: Sportclick News em Atletismo • 17/10/2024


O Campeonato Brasileiro de atletismo sub-17 e sub-20, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), começou na manhã desta quarta-feira, 16, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Até domingo, 20, a competição vai reunir 335 atletas na pista e no campo do complexo localizado na zona sul da capital paulista. 
 
Logo na primeira sessão do evento, o maranhense Luís Fernando Moraes, de 16 anos, velocista da Associação Paralímpica de Marabá (PA), fez os 100m da classe T35 (paralisados cerebrais) no tempo de 13s17, o que seria o 14º do mundo neste ano, caso a marca fosse validada para o ranking do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). 
 
Nascido em Vitória do Mearim (MA), Luís mora e treina três vezes por semana em Marabá. Uma na pista e duas nas ruas, em meio a carros e pedestres, conforme relatou seu técnico Arionaldo Borges. O treinador mede a distância de 100m com uma trena, demarca o espaço da corrida e pede para o atleta parar quando os veículos passam pela via.
 
Luís está no atletismo desde 2019, depois de praticar natação por um curto período. Desde então, ele disputou Paralimpíadas Escolares, outra competição organizada pelo CPB, e uma edição do próprio Brasileiro de atletismo sub-17. No ano passado, ele conquistou três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares (75m, 250m e salto em distância). Já no Brasileiro, ele foi campeão nos 100m, no qual registrou a marca de 13s86, nos 200m e no salto em distância. 
 
“O tempo [de 13s17] foi bom. Eu me atrapalhei um pouco na saída, mas vou evoluir durante a competição. Agora, espero continuar melhorando para disputar os Jogos Paralímpicos de 2028”, disse o maranhense, que ainda irá competir nos 200m e no salto em distância nesta edição do Brasileiro. Sua inspiração no esporte é Henrique Caetano, velocista que representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na capital francesa, ele fez os 100m em 11s85, porém não subiu ao pódio.
 
Outro destaque desta manhã de quarta-feira no Brasileiro foi Isadora Lohany Rosa, 16, da CEPREVI-SP, que fez os 100m da classe T46 (amputados de braço) em 13s93, tempo que estaria entre os 40 melhores do mundo em 2024.
 
O Brasileiro de atletismo sub-17 e sub-20 continua na tarde desta quarta-feira e vai até domingo, com exceção de sexta-feira. A competição tem o objetivo de identificar novos talentos nacionais da modalidade, em provas de pista e campo, nas quais o país tem a maior quantidade de medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos: 206 (58 ouros, 81 pratas e 67 bronzes). O Brasil foi o terceiro melhor país na modalidade nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, ficando apenas atrás da China e Estados Unidos.
 
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Posts relacionados

Atletismo, por Sportclick News

Velocistas brasileiros voltam as atenções agora para o revezamento 4x100 m

Rodrigo do Nascimento e Erik Cardoso ficaram nas semifinais dos 100 m na noite deste sábado, 17/7 (horário de Brasília), no Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, que teve seu segundo dia de disputas no Estádio Hayward Field, em Eugene; Fred Kerley (EUA) é o atleta mais rápido do mundo (9.86)

Atletismo, por Sportclick News

Norte-Nordeste Loterias Caixa Sub-18 reunirá 268 atletas

A competição, que será disputada no final de semana na pista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, recebeu inscrição de representantes de 12 federações estaduais das duas regiões do País

Atletismo, por Sportclick News

Vitória Rosa passa às semifinais dos 200 m no Mundial do Oregon

O destaque desta terça-feira, porém, é a final dos 400 m com barreiras, onde Alison dos Santos, invicto em 2022 na prova, está entre os favoritos para o pódio e pode conquistar a primeira medalha do Brasil na competição

Atletismo, por Sportclick News

EUA recebem o primeiro Mundial ao ar livre em cenário emblemático

O Brasil terá 58 atletas na competição, que será disputada de sexta-feira ao dia 24 de julho, no Estádio Hayward Field, em Eugene, o principal palco da competição que terá também provas de rua, em circuitos, como as maratonas e as marchas atléticas

Atletismo, por Sportclick News

De volta ao Brasil, Alison dos Santos foca nas últimas provas da temporada

Ouro dos 400 m com barreiras do Mundial do Oregon (USA) Unidos, o brasileiro, bronze em Tóquio-2021, passa alguns dias em sua cidade São Joaquim da Barra, em São Paulo, com metas: o título da Liga Diamante e o recorde brasileiro dos 400 m rasos

Atletismo, por Sportclick News

CBAt convoca seleção para o Mundial Sub-20 de Cáli

O presidente da entidade, Wlamir Motta Campos, anunciou em live destinada para a comunidade os nomes dos 37 chamados - 19 mulheres e 18 homens - para a competição da World Athletics, que será disputada de 1 a 6 de agosto na Colômbia