21º Troféu Brasil de Triathlon: Santiago Ascenço e Vanessa Gianinni vencem de novo
Por: Sportclick News em Últimas Notícias • 31/10/2011
21º Troféu Brasil de Triathlon: Santiago Ascenço e Vanessa Gianinni vencem de novo
Foi a quarta vitória do goiano e quatro etapas e a terceira da triatleta campineira. Ambos estão mais próximos do título da temporada
Santos (SP), 30/10/11 - Os triatletas Santiago Ascenço, de Goiânia (GO), e Vanessa Gianinni, de Campinas (SP), deram um importante passo rumo aos títulos da temporada 2011 do 21º Troféu Brasil de Triathlon. Ambos venceram a quarta etapa, disputada na manhã deste domingo (30) em Santos, litoral de São Paulo. Santiago venceu pela quarta vez seguida após completar os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h45min03seg. Já Vanessa, que só não venceu a segunda etapa, em São Paulo, marcou o tempo de 2h00min34seg. A etapa final será no dia 11 de dezembro, outra vez em Santos, com peso dois o que deixa a competição ainda aberta.
Em sua reta final, o 21º Troféu Brasil de Triathlon, o mais importante e tradicional evento do gênero na América Latina fazia, prever uma prova equilibrada. E assim aconteceu no masculino que, apesar da vitória de Santiago, foi bastante disputado até o final. O vencedor, aliás, saiu atrás na natação e seguiu atrás do paranaense Guilherme Manocchio até a segunda volta do ciclismo. Na parte da corrida, o goiano conseguiu se recuperar e venceu com uma boa vantagem de 22 segundos, confirmando a boa fase.
"Esta prova foi bem dura. Diminui meu ritmo de treino pensando na temporada 2012 e isso acabou fazendo diferença. Tive de forçar bastante no ciclismo e isso me custou bastante. Tenho de agradecer pela temperatura elevada (acima dos 25 graus), pois determinou um ritmo mais lento e isso me ajudou muito", declarou Santiago. "Agora vou intensificar a preparação de novo para a quinta e última etapa, pois quero fechar o ano com cinco vitórias", completou.
Segundo colocado, Guilherme Manocchio disse que fez o possível para quebrar a hegemonia de Santiago. "Dei tudo e queria vencer. Mas acabei sentindo no quilômetro 30 do ciclismo e não pude evitar que ele me passasse. Estou feliz com o segundo lugar e, especialmente, por ter dado trabalho a ele, que atravessa um grande momento", afirmou.
Se no masculino a briga foi dura, no feminino Vanessa Gianinni deu um show. A determinação e o grande preparo físico fizeram com que ela dominasse a prova de ponta a ponta, vencendo com vantagem de quase cinco minutos para a segunda colocada, Luisa Duarte. "Foi tudo perfeito. Achei que teria vento no ciclismo, mas isso não aconteceu. Vim determinada a vencer e fiquei focada o tempo todo. Procurei forçar no ciclismo para correr tranquila e deu certo. Estou bem feliz", declarou a triatleta.
Resultados da quarta etapa:
Masculino - 1º) Santiago Ascenço (GO), 1h45min03seg; 2º) Guilherme Manocchio (PR), 1h45min25seg; 3º) Danilo Pimentel (SP), 1h46min35seg; 4º) Marcus Vinícius Fernandes (SP), 1h46min52seg; 5º) Adriano Saccheto (SP), 1h47min10seg; Feminino - 1ª) Vanessa Gianinni (SP), 2h00min34seg; 2ª) Luisa Duarte (SP), 2h05min29seg; 3ª) Carolina Furriela (SP), 2h06min16seg; 4ª) Fernanda Garcia (SP), 2h08min37seg; 5ª) Tuanny de Oliveira (SP), 2h12min07seg.
O 21º Troféu Brasil de Triathlon tem organização da NA Sports. O patrocínio é de Fit, com co-patrocínio de Gatorade, Speedo, Santa Constância e Vista Porto Seguro. O apoio é da Prefeitura de Santos, SENAC, ADR3, Medical Line, Vista Porto Seguro, MKTE, Revista Trisport, com colaboração de SRCVB, Ativo.com, Webrun, FunfSports.com, SEMES, Polícia Militar, 17º GB e UNIMES.
fonte: Consultoria de Comunicação da NA Sports
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga